Ela
Tem Alma de Pomba
Rubem Braga
Que a televisão
prejudica o movimento da pracinha Jerônimo Monteiro, em todos os Cachoeiros de
Itapemirim, não há dúvidas.
Sete horas da noite
era hora de uma pessoa acabar de jantar, dar uma volta pela praça para depois
pegar a sessão das 8 no cinema.
Agora todo mundo fica
em casa vendo uma novela, depois outra novela.
O futebol também pode
ser prejudicado. Quem vai ver um jogo do Cachoeiro F.C. com o Estrela F.C., se
pode ficar tomando cervejinha e assistindo a um bom Fla-Flu, ou a um
Internacional x Cruzeiro, ou qualquer coisa assim?
Que a televisão
prejudica a leitura de livros, também não há dúvida. Eu mesmo confesso que lia
mais quando não tinha televisão.
Rádio, a gente pode
ouvir baixinho, enquanto está lendo um livro. Televisão é incompatível com
livro – e com tudo mais nesta vida, inclusive a boa conversa, até o making love. Também acho que a televisão
paralisa a criança numa cadeira mais do que o desejável. O menino fica ali
parado, vendo e ouvindo, em vez de sair por aí, chutar uma bola, brincar de
bandido, inventar uma besteira qualquer para fazer. Por exemplo: quebrar o
braço. Só não acredito que televisão seja “máquina de amansar doido”. Até acho
que é o contrário; ou quase o contrário: é máquina de amansar doido, distrair
doido, acalmar, fazer doido dormir.
Quando você cita um
inconveniente da televisão, uma boa observação que se pode fazer é que não
existe nenhum aparelho de TV, a cores ou em preto e branco, sem um botão para
desligar. Mas quando um pai de família o utiliza, isso pode produzir o ódio e o
rancor no peito das crianças e até de outros adultos.
Quando o apartamento
é pequeno, a família é grande e a TV é só uma – então sua tendência é para ser
um fator de rixas intestinais.
- Agora você se agarra nessa porcaria de futebol...
- Mas você não tem vergonha de acompanhar essa besteira de novela?
- Não sou eu não, são as crianças!
- Crianças, para a cama!
Mas muito lhe será perdoado, à TV, pela sua ajuda aos doentes, aos velhos, aos
solitários. Na grande cidade – num apartamentinho de quarto e sala, num casebre
de subúrbio, numa orgulhosa mansão – a criatura solitária tem nela a grande
distração, o grande consolo, a grande companhia. Ela instala dentro de sua toca
humilde o tumulto e o frêmito de mil vidas, a emoção, o “suspense”, a
fascinação dos dramas do mundo.
A corujinha da madrugada não é apenas a companheira de gente importante, é a
grande amiga da pessoa desimportante e só, da mulher velha, do homem doente...
É a amiga dos entrevados, dos abandonados, dos que a vida esqueceu para um
canto... ou dos que estão parados, paralisados, no estupor de alguma
desgraça...ou que no meio da noite sofrem o assalto das dúvidas e
melancolias... mãe que espera filho, mulher que espera marido...homem arrasado
que espera que a noite passe, que a noite passe...
COMPREENSÃO
E INTERPRETAÇÃO
1. Apesar da receptividade da televisão — hoje
presente em quase todos os lares do país — há socialmente uma tendência a
criticá-la, sob a alegação de que ela prejudica o relacionamento familiar, a leitura,
os estudos dos jovens, etc. De que ponto de vista Rubem Braga discute o tema?
Ele ataca ou defende a TV?
Ele aponta aspectos positivos e negativos
dela.
2. De acordo com o
texto:
a) Que consequências a TV trouxe:
•
para o relacionamento entre as pessoas, nas pequenas cidades?
As pessoas se
isolam; pouco se encontram e pouco se falam.
• para o cinema?
Foi
deixado de lado.
• para o futebol de várzea?
Ninguém
mais se interessa por ele, pois a TV transmite jogos mais interessantes, de
grandes times.
• para as crianças?
Pouco
brincam, pouco inventam, ficam presas à tela.
b) Essas consequências foram positivas ou
negativas? Por quê?
Foram
negativas, pois as pessoas deixaram de ter participação social, de se
encontrar, se divertir, etc.
3. Observe este
trecho:
“Quando você cita um inconveniente da
televisão, uma boa observação que se pode fazer é que não existe nenhum
aparelho de TV [...] sem um botão para desligar.”
a) Nele, o autor aponta um aspecto
fundamental da relação entre a TV e o espectador. Qual é esse aspecto?
( )
Que a TV domina o espectador e ele não tem como parar de assisti-la.
(x) Que o espectador pode cortar a relação
com a TV na hora em que quiser.
b) No dia-a-dia familiar, entretanto, é
fácil para o espectador lançar mão desse poder? Por quê?
Não,
pois as pessoas ficam acostumadas à rotina da TV e não querem fugir dela.
4. Diferenciando-se de
outros textos, que normalmente apontam apenas as consequências negativas da
existência da TV, o texto de Rubem Braga também aponta aspectos positivos. De
acordo com os dois últimos parágrafos do texto:
a) Qual é, essencialmente, o grande mérito
da TV?
É
o de fazer companhia às pessoas desafortunadas, infelizes.
b) Que pessoas são as que mais necessitam
da TV?
Os
idosos, os solitários, os deficientes físicos, os angustiados, etc.
c) O que a TV proporciona a essas pessoas?
A
vida social, “o tumulto e o frêmito de mil vidas, a emoção, o ‘suspense’, a
fascinação dos dramas do mundo”
d) A TV é uma forma de lazer elitista (só
os ricos têm acesso) ou democrática (acessível a todos)? Comprove sua resposta
com um trecho do texto. Democrática,
pois é acessível a todas as classes sociais, conforme atestam os trechos “num
apartamentinho de quarto e sala [...] numa orgulhosa mansão”; “A corujinha da
madrugada não é apenas a companheira de gente importante”.
5. O texto intitula-se
“Ela tem alma de pomba”. Considerando que a pomba é normalmente associada a
significados como pureza, leveza, paz, tranquilidade, espiritualidade,
fidelidade (os pombos escolhem um único parceiro por toda a vida), levante
hipóteses: Por que o autor deu esse título ao texto?
Resposta
pessoal. Sugestão: A pomba é a metáfora da TV. De acordo com a ótica do texto,
a TV representa para algumas pessoas a companhia fiel, que oferece tranquilidade
e paz para os conflitos interiores.
A
LINGUAGEM DO TEXTO
1. No 1º parágrafo,
o nome da cidade Cachoeiro de Itapemirim foi escrito no plural. Considerando-se
que em nosso país há apenas uma cidade com esse nome, que efeito de sentido o
autor busca obter ao empregá-lo no plural?
(x) Dar a entender que esse fenômeno ocorre
tanto em sua cidade natal quanto em todas as outras pequenas cidades do
interior.
( )
Dar a entender que existem várias cidades com esse nome.
2. No último
parágrafo, o autor emprega uma metáfora para se referir à TV: “a corujinha da
madrugada”. Lembrando que toda metáfora traz implícita uma comparação entre
dois elementos, que semelhanças existem entre TV e coruja?
A
coruja fica acordada durante a noite, assim como a TV, que também pode ficar
ligada a noite inteira.
3. Na conclusão do
texto se lê: “homem arrasado que espera que a noite passe, que a noite passe,
que a noite passe...”. Que efeito de sentido a repetição da expressão
proporciona ao texto?
( )
Sugere que o homem espera que várias noites seguidas passem.
(x) Sugere que a noite passa muito
lentamente e que é angustiante a espera pelo seu fim.
4. Considere a forma
como o texto de Rubem Braga aborda o tema e o ponto de vista defendido sobre a
TV.
a) De que tipo o texto é,
predominantemente?
( ) narrativo
( ) instrucional (x) argumentativo
b) Que tipo de tratamento o texto dá ao
tema?
( ) puramente
objetivo e imparcial (x) crítico, mas
emotivo ( ) não crítico, mas emotivo
Trocando
ideias
1. O texto de Rubem
Braga, por um lado, aponta a TV como responsável por isolar as pessoas em suas casas,
por embotar a criatividade das crianças, por prejudicar diferentes formas de
convívio social; por outro lado, reconhece ser importante o papel de
companheira que ela desempenha para aqueles que foram “esquecidos pela vida”.
a) Na sua opinião, que outros efeitos
positivos e negativos a TV produz no convívio social e familiar?
b) Você acha que a vida sem a TV seria
melhor? Justifique sua resposta.
2. Ciro Marcondes
Filho afirma que a TV, nos tempos atuais, é a forma eletrônica mais
desenvolvida de as pessoas renovarem seu imaginário. No entanto, ele mesmo
aconselha: “É preciso ter a coragem e disposição de
desligar a TV quando esta nada traz de interessante e programar a audiência
segundo as ofertas das emissoras, como também organizar a noite de tal forma
que se recupere um pouco a liberdade de escolha.”
a) Você acha que ver televisão vicia? Por
quê?
b) Se você tivesse “coragem e disposição”
para desligar a TV numa noite qualquer, que atividades procuraria ter como
forma de lazer e como meio de renovar o imaginário?
3. A TV é muito
criticada por apresentar uma programação recheada de cenas de sexo e violência.
Por essa razão, com certa frequência vemos alguns setores da sociedade pedirem
ao governo que instale uma censura na TV, a fim de “higienizar” sua programação.
O que você acha dessa ideia? O governo deve censurar os programas de TV ou cabe
ao cidadão escolher o momento para desligar seu aparelho quando a programação
não for adequada para ele e para sua família? Justifique sua resposta em um
pequeno texto de 5 a 10 linhas.
Internet x TV: Quem mais educa ou deseduca?
Com
base no texto de Rubem Braga sobre a Televisão e em seus conhecimentos sobre
conteúdos de Internet e conteúdos da TV, escreva um texto argumentativo,
explicitando sua opinião sobre o tema: Internet x TV: Quem mais educa ou
deseduca?, seguindo o esquema a seguir:
1º
parágrafo – Apresentação do tema
2
parágrafo – Aspectos da Internet (vantagens e desvantagens,conteúdos que educam
e deseducam)
3º
parágrafo – Aspectos da TV (vantagens e desvantagens,conteúdos que educam e
deseducam)
4º
parágrafo – Conclusão: Quem mais educa? Por quê? Quem mais deseduca? Por quê?
Adorei esse texto de Rubem Braga!!!
ResponderExcluirSou paranaense, mas tenho um primo que mora em Cachoeiro Itapimirim!!! Ele trabalha na casa do deputado Camilo Cola!!!
Décio ( decio_ces@yahoo.com.br)
estou na 6 serie a professora de português passou essa lição e eu fui ler o texto nesse blog muito bom nota 10...
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