1)
Observe
as expressões da menina no 2º e no 3º quadrinhos. Por que ela estava assim,
toda derretida?
2)
No
3º quadrinho ela parece estar furiosa. Por que ela ficou assim?
3)
Na
fala da menina no 1º quadrinho (Nossa, Artur, como tu é romântico) e na fala do
menino no 3º quadrinho (Por acaso tu sabe o nome dela), há erros de
concordância verbal. Reescreva essas frases, corrigindo-as.
4)
Agora
complete as frases com a opção correta, de acordo com as regras de
concordância:
a)
O
diretor ou o coordenador _____________ com as turmas. (conversará /
conversarão)
b)
_________
mais de cinquenta pessoas na fila. (Havia / Haviam)
c)
______
cinco anos que não vejo meu irmão. (Faz / Fazem)
d)
Já
______ três horas quando fui dormir. (era / eram)
e)
Hoje
____ 20 de maio de 2013. (é / são)
f)
Hoje
_____ dia 20 de maio de 2013. (é/ são)
g)
Cada
jogador, cada treinador _______________ na entrevista. (será ouvido / serão
ouvidos)
h)
Falar,
brigar, bater, nada ____________ com esse menino. (funciona / funcionam)
i)
A
maior parte dos brasileiros ________ de receber melhores salários. (gostaria /
gostariam)
j) Fui eu quem
__________ a porta aberta. (deixei / deixou)
Respostas:
1) Porque ela achou que o menino estava se declarando para ela.
2) Porque viu que ele estava falando da flor e não dela.
3) "tu és" "tu sabes"
4)
a) conversará
b) Havia
c) Faz
d) eram
e) são
f) é
g) será ouvido
h) funciona
i) gostaria ou gostariam
j) deixei ou deixou
Nenhum comentário:
Postar um comentário