terça-feira, 7 de agosto de 2012

Interpretação - Diário

16 de maio de 2012 


Que noite horrível! A pior da minha vida... Penso, repenso, choro, grito, urro, estapeio o travesseiro e começo tudo de novo. Tenho que fazer uma escolha. Uma escolha que só depende de mim. Alfredo e Bobby me querem. Dizem que me amam. Acho que só gostam de mim. Mas gostam bastante. Mais do que o suficiente pra me fazer feliz. Não posso mais ficar neste não-sei-o-que-quero... Muito bem. Vamos lá. Enfrentar de cara. De frente. Com tudo. O que quero? Quem quero?
             Nem posso choramingar tanto. Fazer tamanha cara de coitadinha, de infeliz. Afinal, tenho 16 anos e tenho dois apaixonados. De plantão. Fazendo cenas por minha causa. Quase se estapeando em público. Minhas amigas, morrendo de inveja. Me achando uma sortuda. Dois caras legais querendo me namorar firme. Por que não posso ficar com os dois? Sei muito bem por quê, portanto, vamos parar com esta bobagem.
            Alfredo não é muito bonito. É alto, magricela. Cara inteligente. De óculos. Tem 21 anos, é homem feito. Tem carro, tem dinheiro, estuda Engenharia na Poli. Está no 3º ano. Bom aluno, estudioso; responsável. Ótima pessoa. O herói da minha mãe. Aliás, o herói de todas as mães do pedaço. Me acham uma louca desvairada por não estar com ele de vez.
            Bobby também não é muito bonito. Mas tem um quê especial. Um ar maroto, bem safado. Conquistador. Todo cheio de vozes, de sussurros, um sorriso de derreter. Irresistível quando quer. Desenha bonito e passa o tempo todo com seus papéis, lápis e tintas. Nem pensa em faculdade. Vive duro e sempre se vira pra conseguir algum. Consegue, quase sempre. Na minha casa não faz o menor sucesso. É tocar a campainha que torcem o nariz. Quando telefona, se pudessem, diriam que não estou. Mas quando entra, se derretem com seu charme, suas piadas. Melhor companhia não tem.
            A verdade, acho, é que não estou apaixonada por nenhum deles. Ou não sei o que é amar. Como é que a gente se sente de verdade? O que acontece por dentro e por fora? Se soubesse, não estava nesta baita indecisão. Amanhã cedinho tenho que ter a resposta. Escolha escolhida. Ficar com um e largar o outro. Disso, não tenho dúvidas. Só disso. Mas ficar com qual?
            Queria um sinal do destino. Uma pista. Vou passar a noite em claro, esperando. Por esse sinal e porque estou uma pilha de nervos. Não vou conseguir dormir de nenhum jeito... É muita aflição, muito nervoso, muito medo de errar. Faço outra vez a listinha dos prós e contras? Dos pontos positivos e negativos de cada um deles? Por que não? Faço.


Estudo do Texto

1) O texto começa assim: “Que noite horrível!” Essa frase mostra o estado emocional da garota, que registra seu conflito no diário. Explique qual é esse conflito.

2) Por que ela acha que não tem motivos para choramingar e se fazer de coitadinha?

3) Como os dois rapazes se sentem com relação a ela?

4) O que as amigas dela pensam disso?

5) Ela diz “Por que não posso ficar com os dois? Sei muito bem por quê.” Afinal, por que ela não pode ficar com os dois?

6) Observe a lista que ela apresenta no 3º e no 4º parágrafos, com os prós e contras de Alfredo e Bobby, e responda:
a) Explique com suas palavras como é Alfredo e como é Bobby.
b) Qual deles você acha que ela deveria escolher? Por quê?

7) Quando ela teria que dar a resposta de sua escolha?

8) Por que ela acha que não vai conseguir dormir à noite?

9) O que ela resolveu fazer para decidir entre os dois?

2 comentários:

  1. BOA NOITE!

    GOSTEI DO TEXTO. QUEM É O AUTOR?

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia quem era, procurei saber:
    Fanny Abramovich, As voltas do meu coração, 3ª ed., São Paulo. Atual, 1988, p.78

    ResponderExcluir